Espinhas e erupções na pele do meu bebê, o que fazer?

Pediatria

Quais são os sinais e o tratamento da Dermatite em Bebês?

Seu bebê está se coçando com frequência, a pele dele está ressecada, avermelhada e até com casquinhas? Pode ser dermatite. Dermatite é uma doença inflamatória crônica que aparece nas crianças a partir dos 2 meses de vida e diferente do que algumas pessoas acreditam, não é contagiosa.

Consultamos a médica dermatologista Dra. Fernanda Bombonatti sobre quais são os sintomas da dermatite, os tipos e os tratamentos mais adequados.

Principais Tipos de Dermatites

As duas principais dermatites que costumam aparecer nos bebês e na infância são a dermatite atópica e a dermatite de fralda (ou de contato).

A dermatite de fraldas surge porque a pele do bebê tem o contato constante com as fezes e a urina em um ambiente "fechado" da fralda descartável. Além disso, existe o contato com o material plástico, de que é feita a fralda. Então esse abafamento, essa umidade, esse contato com as secreções; faz com que a região fique mais suscetível à infecções. E as infecções fúngicas geralmente se sobressaem aos outros tipos de infecção.

A dermatite atópica é uma sensibilidade maior da pele aos agente externos e está relacionada a uma sensibilidade na parte respiratória. Essa dermatite aparece mais nas dobrinhas (atrás dos joelhos ou atrás dos cotovelos), na região cervical (pescoço), e às vezes um pouquinho na face.

Existem dermatites que são causadas por alimentação, mas não são os casos da dermatite de fralda ou da atópica. Essas não tem relação com alimentação.

Tratamentos da Dermatite

A melhor forma de tratamento da dermatite de fralda consiste na exposição solar porque o sol é um anti-inflamatório, e ajuda a fazer o controle dos fungos. Pede-se também que a mãe retire a fralda do bebê, pelo menos 3 vezes ao dia e deixe por um momento sem fralda para que a pele possa respirar. Outro tratamento recomendado, quando possível é, antes do banho, fazer o chamado "banho de assento" em que se usam alguns agentes naturais calmantes que mudam o PH dessa região.

Para a dermatite atópica existem dois tipos de tratamento: tratamento de crise e o tratamento de manutenção. O tratamento de crise é quando a criança está com bastante prurido, com bastante coceira, alta irritabilidade, a criança não tá conseguindo dormir com lesões muito ativas; nesses casos o médico recomenda que se faça um tratamento com produto para passar na pele, orientações para o banho e muitas vezes com recursos orais, como antibióticos.

Os tratamentos de manuntenção são feitos quando o paciente está bem fisicamente mas tem uma propensão, uma suscetibilidade a ter dermatite atópica. Nesses casos, para diminuir as crises; o médico passa orientações sobre os banhos do bebê, sobre o ambiente onde a criança dorme e principalmente em relação à hidratação (seja do recém nascido até a primeira infância) que é um dos fatores cruciais.

Confira nosso novo vídeo sobre dermatite em bebês.

Veja mais vídeos sobre maternidade e infância no nosso canal do Youtube Eu Amo meu Bebê. Cadastre-se, curta e compartilhe nossos vídeos!

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar.

Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes e mamães em diversas categorias.

Graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos. Dermatologista formada pela Faculdade de Medicina do ABC. Sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia.