Como dar o primeiro banho no bebê? Não tenha medo!

Pediatria

Não tenha medo! Veja como dar o primeiro banho no seu bebê

Os pais de primeira viagem costumam ter muitas dúvidas sobre o banho do recém-nascido; não é à toa que muitos têm até medo de dar banho no começo. O bebê é considerado recém-nascido até o 28º dia de nascimento, e é preciso apenas alguns cuidados especiais na hora do banho.

Consultamos a médica dermatologista Dra. Fernanda Bombonatti sobre quais devem ser os principais pontos de atenção ao dar os primeiros banhos no bebê, assim que ele chega em casa.

Preparativos antes do banho do bebê

Existem 2 alternativas para preparar a água do banho do bebê, desde o RN até a primeira infância, (1) com o termômetro de banho (controlando a temperatura entre 34 e 36 graus) ou (2) colocar o cotovelo na água para testar a sensibilidade (o que você considerar frio ou quente, vale também para o bebê).

Na hora do banho, precisamos prestar atenção porque o recém nascido tem uma pele muito sensível, então tudo precisa estar de acordo com a idade dele. Não é aconselhado usar a bucha ou esponja, e os produtos de higiene (como sabonete e shampoos) devem ser usados em pouca quantidade, passando primeiro o produto na mão e depois no bebê.

Pontos de atenção no banho do bebê

O principal cuidado dos pais, no início, durante o banho, é com o ouvido, para não entrar água. Prestar atenção na altura do bebê na banheira, os pais devem segurar a criança para que ela não afunde muito. Outra posição, é colocar o recém nascido, no braço, com a barriga para cima, e a mãe ou o pai com os dedos posicionados nos ouvidos, para evitar a entrada de água.

Use uma toalha grande macia ou uma toalha que é revestida com uma fralda (tecido mais molinho), isso porque as cerdas de algumas toalhas podem causar irritação na pele sensível do bebê.

Banho na primeira infância

O banho da primeira infância também merece alguns cuidados, quando os bebês saem da banheira e vão para o banho no chuveiro.

• Atenção com a temperatura da água continua.
  • Tempo do banho: não ser demorado porque a água quente resseca a pele da criança.
  • Um banho por dia, no máximo um segundo como uma ducha, sem o uso do sabonete.
  • Produtos específicos para a idade da criança. Não usar os produtos que estão no banheiro, do papai ou da mamãe.
  • Não usar muito amaciante ou produtos químicos nas toalhas ou tecidos que vão ter contato com a criança para ela não desenvolver alguma alergia.

Confira nosso novo vídeo com dicas sobre o banho do bebê.

Veja mais vídeos sobre maternidade e infância no nosso canal do Youtube Eu Amo meu Bebê. Cadastre-se, curta e compartilhe nossos vídeos!

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar.

Graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos. Dermatologista formada pela Faculdade de Medicina do ABC. Sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia.