De Mãe para Mãe

SOBRE SER MÃE ???? - Por Carolina Paiva

A maternidade me assustou desde que ela entrou na minha vida com os dois riscos do teste de farmácia. Eu estava com 23 anos e nunca tinha parado pra refletir o que seria ser mãe até então. E, afinal, o que é ser mãe? Não, não tem fórmula exata! Maternidade é obrigatoriamente de humanas e necessariamente individual.

Ser mãe é descobrir algo novo todos os dias, desde contar até dez quando você quer gritar e sair correndo, até a maneira mais prática de impedir que seu filho bote fogo na casa enquanto você faz o almoço que ele provavelmente vai dar trabalho pra comer. Por falar em trabalho, sim, filho dá trabalho, muito, todos os dias. Haverão horas em que você vai achar que é a pior mãe do mundo e não vai dar conta, e é aí que está o objetivo deste depoimento - Nós não estamos sozinhas! E está tudo bem precisar de ajuda, está tudo bem estar cansada e chegar a pensar que na verdade você nem queria estar passando por isso. Nós não precisamos e nem devemos querer ser perfeitas! Ser mãe é também ser feliz, e isso cada uma deve encontrar da sua maneira, sem medo de ser julgada.

Eu não planejei ter meu filho, mas se voltasse no tempo o teria da mesma forma. Quando nós passamos a nos aceitar como mães imperfeitas, sem pressão, sem culpa, fica mais fácil de relaxar e conseguir ver que todo esse esforço tem um porquê, que esse amor que a gente nunca pensou que sentiria, nos preenche e nos torna alguém melhor.

Nem todos os dias são bons, mas nem todos os dias precisam ser ruins também. Vamos aproveitar a maternidade da melhor forma! Vamos nos permitir dar chocolate na segunda-feira e deixar dormir sem tomar banho. Mas vamos também criar seres humanos completos, com caráter e com amor.

Que eles entendam que nós preferimos estar perto do que dar tudo o que eles pedirem, e é isso que eles precisam: atenção, afeto e paciência. O resto passa e o ruim a gente esquece.

Gaúcho, 37 anos, advogado e blogueiro. Paizão do Bernardo e da Martina. samir@aramisnassif.com.br