Conteúdos e descontos grátis para os apaixonados por bebês.

Entre ou

Conteúdos e descontos grátis para os apaixonados por bebês.

Sobre nós | Siga-nos:

TODAS CATEGORIAS

25/02/2019

A importância do brincar!

Psicologia

A importância do brincar!

Esse texto é sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. Parece óbvio que brincar é importante e faz parte da infância, mas não é. Você já observou seu filho brincando? Você sabe quais as brincadeiras que são mais atrativas para ele? Você costuma brincar com seu filho? Esses questionamentos tem a intenção de fazer você refletir sobre como é o brincar para o seu filho. É importante que você saiba que através do brincar a criança aprende, ela experimenta o mundo, organiza suas ideias, elabora suas emoções e desenvolve suas relações sociais, na medida em que interage com outros sujeitos, sejam outras crianças ou adultos.
 
O brincar é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, na medida em que ajuda a criança a desenvolver suas habilidades motoras e cognitivas, como atenção, memória, imitação e criatividade. Também é essencial para o desenvolvimento emocional, pois na brincadeira a criança tem a oportunidade de incorporar elementos da realidade, imitando situações de sua rotina e misturando com a fantasia. Torna-se assim uma forma de elaborar situações difíceis vivenciadas pela criança, além de ter a oportunidade de incluir e realizar desejos na brincadeira e poder lidar com suas emoções. Através das brincadeiras de faz de conta e de casinha geralmente é possível identificar essas questões. A brincadeira estimula ainda que, aspectos como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição e a obediência às regras sejam exercitadas.
 
Quando o brincar acontece em grupo, por exemplo, é necessário compartilhar ideias e brinquedos, negociar papéis e cooperar com os amigos, tornando-se uma ótima oportunidade para treinar a convivência social. Nessas circunstâncias, podem aparecer conflitos, nos quais já faz parte lidar com desacordos e impasses causados pela vontade de fazer valer a sua opinião frente a um grupo de pares. Nesse sentido, o brincar é uma forma da criança se expressar e comunicar seus desejos e vontades, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres.
 
Deve-se dar espaço também para as brincadeiras individuais. Por meio delas, a criança trabalha sua criatividade, inventando diversas possibilidades de brincar. O uso de materiais não estruturados, como por exemplo, sucata, tecidos, cordas e caixas, permite que a criança crie, transformando esses objetos no que ela quiser. Os jogos de montar e construção com blocos são ótimas atividades para exercitar a perseverança e a vontade de não desistir, de refazer, de montar de novo.
 
Viu como brincar é uma atividade importantíssima? Então crie espaços na rotina de seus filhos para que eles possam simplesmente brincar. Muitos pais pensam que o mais importante é lotar a agenda dos filhos com atividades extracurriculares, mais isso acaba extinguindo o momento da brincadeira. Tenha também disponibilidade para brincar com seu filho, pois participar da brincadeira dele possibilita conhecê-lo melhor. Como a criança se expressa brincando, os pais podem descobrir as vulnerabilidades e os pontos fortes de seus filhos.
 
Permita-se brincar com atividades propostas pela própria criança, entre na brincadeira dela, demonstre curiosidade para saber como é o jogo e tente jogar junto, essa é uma forma de conhecer o mundo infantil. E lembre-se que o mais importante é o brincar, e não o brinquedo. Se você acha que precisa de ajuda sobre essa temática, procure um psicólogo pra lhe orientar.
 

Baixe o App do Baby Check-in e saiba mais:

http://onelink.to/ydy7cb

 

Outros artigos sobre gestação e preparativos para a chegada do bebê:

Veja aqui as brincadeiras para fazer no chá de bebê.

Confira o artigo sobre chá de revelação do sexo do bebê.

Veja nosso artigo sobre vacinas para as gestantes.

Veja aqui artigos com os 5 nomes de bebê que são tendência para 2018.

Veja nosso artigo sobre como limpar o umbigo do bebê.

 

 

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 

Acesse agora e veja os descontos especiais para mães e gestantes.

Psicóloga (CRP 07/18079), graduada pela PUCRS. É especialista em Saúde da Criança e do Adolescente (RIMS/HCPA) e especialista em Psicologia Hospitalar (HMV e HCPA).

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O eu amo meu bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos em promoções e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. Acesse agora e veja os descontos especiais para gestantes e mamães na lista do chá de bebê.