Quanto tempo meu filho deve ter de sono?

Pediatria

Entenda a importância do tempo adequado de sono para as crianças.

Dormir o tempo correto é fundamental para que crianças e adolescentes possam se desenvolver adequadamente.

É durante o sono que os principais processos de desenvolvimento acontecem, como também os hormônios de crescimentos são liberados.

Dormir mal, principalmente para crianças mais novas, abaixo dos 10 anos, pode ser extremamente danoso, já que é nesta fase que o cérebro da criança ainda está se desenvolvendo.

Por este motivo, a Academia Americana de Medicina do Sono criou uma tabela de sono por idade, especificando o tempo necessário de sono para cada faixa etária.

Este tempo de sono é o necessário para que a criança se desenvolva bem e evite problemas de saúde e desenvolvimento mental.

A importância de se dormir bem!

Como já citamos, é durante o sono que os principais processos de desenvolvimento infantil acontecem.

É durante o sono que a criança assimila todas as informações que aprendeu durante o dia e as armazena para não esquecer.

Também, o hormônio de crescimento é liberado em maiores quantidades enquanto a criança dorme, sendo por isso importante que a mesma tenha uma rotina de sono regular e saudável.

Crianças e adolescentes que dormem menos que o recomendado, podem vir a apresentar problemas de desenvolvimento, como também de saúde.

Uma rotina de sono irregular pode até mesmo afetar o sistema imunológico, como também problemas para armazenar e gravar informações.

Outros problemas como os de comportamento também estão relacionados com isso, e crianças que dormem mal possuem mais predisposição a desenvolver problemas com obesidade, hipertensão e depressão.

Tabela de sono por idade

A tabela de sono por idade criada pela Academia Americana de Medicina do Sono, indica as horas necessárias para caixa faixa etária, incluindo neste tempos os cochilos durante o dia.

Idade

Tempo de sono por dia

Bebês de 4 a 12 meses

12 a 16 horas

Crianças de 1 a 2 anos

11 a 12 horas

Crianças 3 a 5 anos

10 a 13 horas

Crianças 6 a 12 anos

9 a 12  horas

13 a 18 anos:

8 a 10  horas

Se engana quem pensa que os adolescentes não devem possuir uma rotina de sono adequada e controlada.

Durante a adolescência é que acontece os principais processos de desenvolvimento físico, assim como o amadurecimento do cérebro.

Os cochilos durante o dia são importantes, principalmente para os bebês, já que estes ainda não conseguem diferenciar o dia da noite.

São com esses cochilos que a crianças regulará o seu ciclo de sono e passar a dormir mais apenas no período da noite.

Criar uma rotina noturna

Ter uma rotina noturna tranquila, é importante para que o processo de dormir para a criança seja agradável e tranquilo.

Também, é importante que a criança tenha um horário fixo de se deitar todos os dias, podendo variar este horário apenas com o limite de meia hora, para que ela aprenda que quando chega o determinado horário ela deve dormir.

Algo que pode facilitar isto é ter uma rotina agradável para a criança, com rituais que ela se sinta confortável.

Você pode tornar o momento de vestir o pijama algo divertido, escovar os dentes e até mesmo contar uma história para ela dormir.

Evite deixar a criança adormecer em um local que não seja a sua cama, como também o uso de aparelhos eletrônicos horas antes de dormir, como tablets e smartphones.

Crie uma rotina de sono que se adeque a da sua casa, mas nunca abra mão dela, você verá que com ela o processo de dormir do seu bebê ou criança se tornará muito mais fácil e natural.

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar.