Conteúdos e descontos grátis para os apaixonados por bebês.
TODAS CATEGORIAS
25/02/2019
O IMC afeta o ganho de peso na gravidez?
Saúde
Durante a gravidez, engordar um pouco por mês é completamente normal, já que além de estar carregando uma criança que cresce a cada dia, seu corpo está passando por inúmeras mudanças que influenciam neste quadro.
Em geral, os médicos esperam que a mulher engorde de 7 a 15 Kg até o final da gestação; mas este número irá depender do seu peso antes da gravidez.
Por este motivo, separamos algumas dicas para você saber quando o ganho de peso está normal ou quando este começa a ser um perigo para a mamãe.
A melhor forma de saber se seu ganho de peso está normal durante a sua gravidez, é comparando-o com o seu IMC.
O IMC, ou Índice de Massa Corpórea é a média que médicos utilizam para saber se a pessoa está no seu peso ideal ou não.
Os fatores que são levados em conta para este cálculo são a altura e peso, onde você divide os dois e o resultado da conta você multiplica novamente pela altura.
A Organização Mundial da Saúde considera os valores de 18,5 a 24,9 o IMC ideal. Caso você não esteja dentro dessa faixa, seria ideal procurar um profissional da saúde.
Mas agora, voltando ao ganho de peso das mamães durante a gravidez, será o seu IMC que determinará o valor que você poderá engordar.
Assim, segue abaixo o ganho de peso recomendado para cada IMC:
IMC antes de engravidar |
Classificação do IMC |
Ganho de peso máximo que se pode atingir ate o final da gestação |
19,8 a 26 |
Normal |
11 a 15 Kg |
< 19,8 |
Abaixo do peso |
12 a 18 Kg |
Como você pode observar, quanto menor o peso da mulher mais ela pode engordar durante a gravidez.
Entretanto, caso você esteja muito abaixo do peso, o recomendado é que você procure um nutricionista, para isto não interferir no desenvolvimento do bebê.
Caso você tenha engravidado acima do peso, saiba que os valores que você poderá engordar são bem menores.
IMC antes de engravidar |
Classificação do IMC |
Ganho de peso máximo que se pode atingir até o final da gestação |
> 29 |
obesidade |
Mínimo de 7 Kg |
26 a 29 |
Sobre peso |
7 a 11 Kg |
Para quem está acima do peso, os valores são bem mais restritos e o cuidado com a alimentação deverá ser ainda maior.
Fora que isto pode acarretar uma série de problemas durante a gravidez como hipertensão e diabete gestacional.
Entretanto você não deve procurar fazer dieta estando grávida, mas sim cuidar para que sua alimentação seja o mais saudável, balanceada e, claro, procurar um nutricionista para te guiar nesta questão.
Também há certos exercícios físicos de baixo impacto que as gravidinhas podem realizar como ioga, caminhada, pilates e hidroginástica que te ajudaram a te manter saudável e até perder um pouco de gordura.
A gravidez é um momento muito delicado, tanto para a mãe quanto para o bebê que precisa dos nutrientes necessários para se desenvolver.
Por este motivo, mesmo que você esteja com o peso ideal, ou até mesmo magra demais, não deve sair por aí comendo besteira e tudo em excesso.
Todas as mamães devem ter uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e que favoreça apenas o ganho de peso ideal.
É por este motivo que ter o acompanhando de um nutricionista neste período é tão importante, será ele que fará o seu cardápio, para que o seu ganho de peso não seja um problema, mas sim apenas mais um momento da sua gravidez.
----------------------------------------------------------------------------------
Confira também outros artigos sobre gravidez:
----------------------------------------------------------------------------------
Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?
O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar.
Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes e mamães em diversas categorias.
Somos um clube de vantagens gratuito para gestantes e mamães economizarem no dia-a-dia. Aqui no blog, compartilhamos dicas e depoimentos que achamos mais legais.
Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?
O eu amo meu bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos em promoções e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. Acesse agora e veja os descontos especiais para gestantes e mamães na lista do chá de bebê.