Chupar dedo ou chupeta pode prejudicar a boca do bebê?

Pediatria

Chupar dedo ou chupeta pode prejudicar a boca do bebê?

Sim, esses dois hábitos estimulam um crescimento anormal e causam alteração no desenvolvimento do céu da boca do bebê.

Porém, se a chupeta for removida até os 3 anos, estas alterações tendem a voltar à normalidade.

No caso dos pequenos que chupam o dedo, ou a chupeta até a troca dos dentes de leite, geralmente, precisam de aparelho ortodôntico. Outro efeito frequente desses hábitos é a má posição da língua, que acaba provocando problemas na deglutição e na fala, com necessidade de correção com fonoaudiólogo.

O ideal é iniciar o processo de remoção da chupeta ou do dedo aos 2 anos, para ter mais certeza de chegar aos 3 anos sem nenhum deles. Quanto antes a chupeta for embora, melhor.

Como faço meu bebê largar a chupeta?

Tenha em mente que sugar é um ato natural para bebês, e ajuda a acalmá-los. Por isso a chupeta ou dedo na boca podem acabar sendo quase inevitáveis para os pequenos.

O melhor é que seu bebê largue a chupeta sozinho, pois a necessidade de chupar algo deve diminuir naturalmente conforme ele cresce.

Fique de olho:  quando ele quiser a chupeta, providencie algo para substituí-la. Se ele pega a chupeta quando está entediado, ofereça alguma atividade mais interessante, como um brinquedo ou livro para folhear.

Já se a criança tende a colocar a chupeta na boca quando está preocupada ou se sentindo insegura, ajude-a a explicar o que ela está sentindo. Faça perguntas para descobrir o que está acontecendo e conforte-a de outro jeito: com beijos e abraços, por exemplo.

Truques e estratégias para a chupeta ir embora de vez:

• Diminua aos poucos os períodos em que permite o uso da chupeta.
  • Restrinja a chupeta a momentos críticos do dia, como a hora de dormir ou quando seu filho está doente, se sentindo mal. Seja firme.
  • Se for premiar a criança por não usar a chupeta, prefira brincadeiras, passeios, adesivos ou presentinhos simples (não dê doces a ela no lugar da chupeta).
  • Incentive a criança a dar todas as chupetas para alguém; nem que seja o Papai Noel ou o coelhinho da Páscoa. E, depois que ela der, faça de tudo para não voltar atrás. Se não houver nenhuma data apropriada próxima, você pode inventar a "fada da chupeta", que deixa um presentinho em troca.
  • Há quem faça, por exemplo, um furinho na chupeta, prejudicando a sucção, e diz ao pequeno que a chupeta "quebrou".

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar.

Somos um clube de vantagens gratuito para gestantes e mamães economizarem no dia-a-dia. Aqui no blog, compartilhamos dicas e depoimentos que achamos mais legais.