Seu filho precisa de cirurgia? Tudo sobre hérnia inguinal nos bebês

Pediatria

Tudo sobre hérnia inguinal nos bebês. Quais os sintomas e tratamentos?

Numa hérnia inguinal, a fragilidade da parede abdominal faz com que parte do intestino saia e crie um inchaço. A cirurgiã pediátrica Dra. Carla Mattar responde nossas dúvidas sobre causas, sintomas e tratamento.

A hérnia inguinal das crianças é diferente da hérnia inguinal dos adultos. Ela ocorre, em geral, pela persistência de um canal que deveria ter fechado no nascimento do bebê mas permaneceu aberto. Esse canal permite a passagem de estruturas da cavidade abdominal para a região inguinal.

Um das alterações, em meninos, é o inchaço na área inguinal provocado pela exteriorização de uma região intestinal. Já em meninas, pode ocorrer a presença da protuberância nos locais do ovário e da trompa.

Hernia Inguinal

Como é feito o diagnóstico?

Normalmente, o diagnóstico da hérnia inguinal nos bebês é feito no consultório quando a mãe ou o pediatra percebe que o bebê tem um abaulamento, ou seja um inchaço na região da virilha. Também pode ser diagnosticado quando a crianca faz um esforço, por exemplo, se ela chora quando evacua.

Como é o tratamento da hérnia inguinal?

O tratamento da hérnia inguinal é sempre cirúrgico. Não há outra forma de tratamento que não seja a cirurgia. As principais complicações que podem acontecer na hérnia inguinal são o encarceramento, o estrangulamento e a atrofia do testículo.

Das complicações listadas acima, a mais frequente e mais preocupante é o encarceramento. Isso acontece quando uma estrutura da cavidade abdominal fica presa, aprisionada nesse anel herniário; podendo com o tempo causar um sofrimento e até uma perda de parte do intestino.

Como é a cirurgia e o pós operatório?

A cirurgia da hérnia inguinal nas crianças é feita em ambulatório, com a criança operada e liberada no mesmo dia. É considerada uma cirurgia relativamente tranquiila, simples; através de um pequeno corte na virilha.

O tempo de recuperação das crianças após a cirurgia varia; mas pode ser de 7 a 10 dias, com afastamento das crianças das atiividades fisicas e das atividades escolares por cerca de 1 mês.

Confira nosso novo vídeo sobre Hérnia Inguinal nos Bebês.

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar.

Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos. Fez residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Municipal do Campo Limpo, e especialização em Cirurgia Pediátrica no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus.