Conteúdos e descontos grátis para os apaixonados por bebês.
TODAS CATEGORIAS
25/02/2019
Quando dar um celular pro meu filho?
Pedagogia
É fato que a tecnologia virou uma parceira do nosso dia a dia, afinal hoje podemos resolver quase tudo com apenas um smartphone. Com esta presença constante dos celulares em nossas vidas, é comum que mais cedo ou mais tarde nossos filhos passem a pedir um também.
Hoje, a função do celular mudou, ele não é mais apenas um dispositivo para fazer e receber ligações, atualmente ele acessa a internet, paga contas e até mesmo nos proporciona momentos de lazer.
É completamente normal, crianças e adolescentes terem o desejo de possuir toda essa tecnologia também, mas você sabe a idade ideal para dar o primeiro celular do seu filho e cuidados que se deve ter depois?
A idade certa para dar o primeiro celular há uma criança dependerá, exclusivamente, de fatores únicos. Especialistas apontam que dar um celular antes dos 12 anos de idade é uma decisão que deve ser pensada com bastante cuidado.
É preciso ter em mente que o celular traz toda uma autonomia a criança, com conexão à internet e ao telefone, é preciso analisar se a mesma já possui maturidade intelectual e emocional suficiente para lidar com esta nova responsabilidade.
Não que a tecnologia seja má, muito pelo contrário, é preciso conversar e educar a criança para ela utilizar o aparelho com moderação e, claro, com um monitoramento de perto por parte dos pais.
Desta forma, podemos estabelecer que não há uma idade fixa para a criança ganhar o seu primeiro celular, mas sim que os pais devem saber analisar se esta já é madura o suficiente para lidar com esta nova responsabilidade.
Esse discernimento serve também para os pais terem a certeza que seus filhos possuem a maturidade necessária para usar o aparelho de forma positiva e saber lidar com os problemas que eles podem trazer.
Um bom exemplo desses problemas são o volume de mensagens em grupos de WhatsApp, o acesso a conteúdos impróprios para a idade, saber quando usar e quando desligar de forma consciente.
Após dar o celular de presente para o seu filho, mesmo confiando na plena capacidade dele de usar o aparelho com sabedoria, é preciso tomar alguns cuidados e se manter atento a como este está sendo utilizado.
De forma geral, os 4 principais cuidados que os pais devem ter após dar um celular são:
Nos primeiros meses, é bom monitorar com frequência o uso de celular pela criança para ver se este não está atrapalhando o desenvolvimento dela.
É preciso que os pais conversem abertamente com a criança sobre o mau uso do celular.
Explicar quais ações que representam este mau uso do celular como, por exemplo, acesso a conteúdos impróprios para a idade, estabelecer limites de uso e explicar quando é hora de não usar o celular.
É preciso ser bem incisivo neste caso, mencionando estes pontos mais de uma vez, até que a criança adquira esta consciência e autonomia de um bom uso do aparelho.
É recomendável que os pais estabeleçam um limites de tempo para o uso diário do celular, vale até fazer uma negociação.
Troque minutos de uso do aparelho por tarefas importantes compridas como manter o quarto arrumado, brincar com os amigos e fazer deveres de casa.
Os pais devem dar um exemplo de como utilizam o celular para que as crianças tenham dentro de casa um exemplo positivo.
Por exemplo, não use o celular à mesa durante as refeições, sendo até mesmo recomendável desligar o aparelho neste momento.
Sabendo identificar que a criança já tem maturidade para lidar com um celular, sendo um bom exemplo dentro de casa, você não terá problemas futuros ao presentear o seu filho com este tipo de aparelho.
----------------------------------------------------------------------------------
Confira também outros artigos sobre bebês:
----------------------------------------------------------------------------------
Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?
O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar.
Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes e mamães em diversas categorias.
Somos um clube de vantagens gratuito para gestantes e mamães economizarem no dia-a-dia. Aqui no blog, compartilhamos dicas e depoimentos que achamos mais legais.
Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?
O eu amo meu bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos em promoções e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. Acesse agora e veja os descontos especiais para gestantes e mamães na lista do chá de bebê.