Babá, como contratar?

Pedagogia

Como contratar uma babá?

O que levar em consideração?

Com a chegada das férias escolares, muitos pais se veem diante da necessidade da contratação de alguém para cuidar dos filhos. Afinal, não é sempre que podemos contar com tios, avós ou qualquer outra pessoa do nosso círculo pessoal para desempenhar esta função.

O processo de contratação de uma babá não é fácil, ainda mais para pais de primeira viagem nesta área é preciso fazer uma escolha certeira para sair de casa e deixar os filhos com alguém, sem aquele peso na consciência.

Por este motivo, neste artigo, apresentaremos algumas dicas importantes que você deve aplicar no momento de escolha da babá.

baba como contratar

Faça uma entrevista pessoal

Sendo uma pessoa que irá ter contato direto com os seus filhos, nada mais correto que realizar uma entrevista pessoal com as suas candidatas a babá.

Durante a entrevista, também é um bom momento para você observar características da pessoa, e claro, muitas perguntas sobre experiências anteriores que já teve.

Nunca se deve contratar uma babá logo de cara e já colocá-la em processo de adaptação com as crianças.

Os pais antes devem sentar, conversar sobre pontos importantes antes de se colocar um estranho dentro de casa como: a rotina anterior da babá com as crianças, por que esta deixou o emprego anterior, quais atividade ela mais gostava de realizar com as crianças e afins.

É nessa entrevista também que você verá se a babá se enquadra no perfil que você procura em alguém para cuidar do seu filho.

Por este motivo, é fundamental fazer uma lista com as qualidades e características que você espera de uma babá.

baba mae que trabalha fora

Cheque sempre as referências profissionais

Assim como qualquer profissional que sai à procura de emprego e as empresas pedem as referências profissionais passadas, você também pode e deve fazer isto com a sua futura babá.

Conversar com os patrões anteriores da babá, pode até mesmo lhe trazer uma boa surpresa, já que em alguns casos a babá só deixa de trabalhar em um determinado lar porque a criança cresceu e não por um motivo ruim.

Conversando com as referências profissionais anteriores da babá, será possível saber um pouco mais a fundo de como esta trabalha na prática.

Apenas tome cuidado para você não se expor demais, cheque estas referências por telefone ou faça uma busca na internet com o nome da babá.

Hoje, com as redes sociais, muitos pais fazem relatos nas redes sociais, entretanto lembre-se que existem alguns nomes comuns e que nem tudo que está na internet é verdade.

Busque uma formação adequada

Não é que exista uma formação adequada para exercer a função de babá, mas a experiência e a realização de alguns cursos na área de cuidado infantil podem destacar o currículo de uma candidata.

Também, de acordo com idade dos seus filhos, é aconselhável observar a formação educacional e o nível de conhecimento da baba sobre determinados assuntos.

Observe a higiene

Uma das funções da babá é preparar e oferecer as refeições aos pequenos enquanto você não está em casa.

Por este motivo, é sempre bom verificar se a sua candidata é cuidadosa no processo de lavagem de frutas e verduras, assim como se ela possui o hábito de lavar as mãos com frequência.

Capacidade de comunicação e adaptação

Mesmo sendo profissional e com anos de experiência, é preciso observar se a babá irá se adaptar com a rotina e realidade da sua casa.

No momento de contratar a babá, é preciso estabelecer um acordo e parâmetro a ser seguido pela babá para a educação das crianças.

Também, é preciso que esta seja comunicativa já que o diálogo com os pais e as crianças precisará ser constante.

A babá deverá manter você informada sobre o dia a dia na casa, o desenvolvimento da criança e comportamento.

Seguindo essas dicas e mantendo um diálogo aberto com a sua babá, você acertar na escolha e poderá deixar os pequenos em casa sem um peso no coração.

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar.

Somos um clube de vantagens gratuito para gestantes e mamães economizarem no dia-a-dia. Aqui no blog, compartilhamos dicas e depoimentos que achamos mais legais.