Calculadora do Parto: Como prever a data do parto?

Entenda como prever a data do seu parto!

Estar grávida é uma mistura de fortes emoções, onde a mamãe, além de lidar com as constantes mudanças de humor, tem que conviver com a ansiedade de conhecer logo o seu bebê.

A data do parto é algo que o seu médico pode te passar logo nos primeiros exames, mas para as mamães ansiosas a internet pode ser uma solução.

Atualmente já é possível encontrar uma grande quantidade de sites que possuem calculadora do parto, dando uma data aproximada de quando o seu bebê vai nascer.

Se você quer saber mais sobre estas ferramentas e como as mesmas funcionam, daremos mais detalhes abaixo.

parto dias

Como as calculadoras de parto funcionam?

As calculadoras de parto que encontramos na internet, no geral, funcionam do mesmo jeito. Elas pedem o último dia da sua menstruação para usar como base para o cálculo.

Essas calculadoras irão somar o dia que você teve a sua última menstruação, mais 280 dias ou 40 semanas, tempo médio de uma gestação e dará uma estimativa do parto. Elas não são precisas e não substituem os exames e acompanhamento de um médico especializado, mas é boa para quebrar o galho para você ficar menos ansiosa.

Não há como prever a data exata do parto, a não ser que você marque uma cesariana, mas, em todos os casos, quem vai decidir quando nascer será o bebê.

quanto falta para o parto

Cálculo por meses

Para você que deseja fazer o cálculo de cabeça, sem o auxílio de uma calculadora, saiba que isso pode ser um pouco complexo.

Mas algo que você pode usar para te ajudar a calcular é o seu ciclo de menstruação que, no geral dura 28 dias, o seu cálculo de meses deve começar a contar a partir do dia da sua última menstruação.

Estabelecido o último dia da sua menstruação você deve começar a contar 4 semanas para cada mês.

É muito melhor informar a sua gestação em meses do que em semanas para pessoas que não estão grávidas ou que não entende do assunto.

Cálculo por semanas

Atualmente o método de medida de tempo de gravidez mais usado é o por semanas, pois quase nenhuma gestação chega realmente aos nove meses.

Para fazer o cálculo por semana você deve seguir a mesma linha do cálculo de meses. Leve em consideração a partir da data da sua última menstruação.

Levando em conta um ciclo menstrual normal de 28 dias deve ser contado a primeira semana de gestação ao se passarem sete dias, onde a cada sete dias se ganha mais uma semana.

As gestantes podem se perder quanto em qual mês está por causa do novo método de medida, mas são inesquecíveis já que os exames e consultas são marcados de acordo com as semanas.

gestacao

Como saber a data do parto pela ultrassom?

Outra forma de descobrir a data do seu parto é através do exame de ultrassom, sendo esta uma das formas mais seguras, pois será o seu médico que irá informar.

O médico consegue determinar a data do parto analisando parâmetros de crescimento do bebê dentro do útero.

Estes parâmetros são analisados conforme uma tabela que determina qual tamanho o bebê deve ter a cada semana de gestação.

Como falamos, esta é a forma mais segura de se prever um parto, mas o bebê, a partir de 37 semanas, já pode nascer a qualquer momento.

Por este motivo que, a partir da 36º semana, o médico pode solicitar um exame por semana para observar o desenrolar do parto, além de pedir para se atentar ao movimento do bebê neste período.

A calculadora de parto serve apenas para sanar a sua curiosidade, sendo a opinião médica a que deve ser levada em consideração.

Você já conhece a Black Fralda?

Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar.