Prazer na Gestação e no Pós Parto, pode?

Ginecologia

Vamos falar de sexo na gravidez e no pós parto?

Sexo durante a gravidez vira um tabu e um medo para a maioria dos casais.

Mesmo que a mulher, por conta dos hormônios, esteja com a libido super em alta; a vontade de transar vem junto com o medo de prejudicar o bebê. É por estas e outras questões que chamamos a doula Jéssica Scipioni para contar aqui um pouco sobre como manter o prazer durante a gestação e no pós parto.

O que é prazer?

Normalmente quando pensamos em prazer, a maioria das pessoas associa com sexo, com uma relação sexual. Por isso, a primeira reflexão que queremos fazer é que prazer é algo muito maior que sexo. É o que está relacionado à nossa sexualidade, que é muito mais ampla do que o ato sexual em si.

A gestação é um momento incrível para você preservar momentos de prazer e para você se fazer a seguinte pergunta: o que me dá prazer, além da relação sexual?

Ler um livro? Fazer uma caminhada? Estar entre amigos? É muito importante no processo da gestação que você mantenha momentos de prazer!

Posso ter relações sexuais durante a gestação?

Durante toda gestação a relação sexual é liberada e é inclusive muito importante. A mãe, ter momentos de prazer, é algo que vai passar para o bebê também. É uma descarga de hormônios que acontece durante uma relação sexual, com a liberação de ocitocina, o hormônio do amor; então tudo isso vai chegar para o seu bebê nesse momento de amor, de troca de carinho. Por isso, vai ser ótimo para você e para o bebê.

Cuidados Importantes

O que que pode acontecer, que é muito comum depois de uma relação sexual e até mesmo durante relação sexual, é que você tenha contrações. Mas isso não é perigoso, não tem problema ter contrações. A contração uterina é saudável para o seu corpo, você precisa ficar atenta ao ritmo das contrações.

Perceba se essas contrações estão vindo com ritmo diferente, com uma sensação diferente, com dor; aí é bom ficar alerta e comunicar ao seu médico.

Mesma coisa o sangramento, se for um sangramento que é muito intenso (porque seu colo tá muito sensível), comunique o médico. É normal ficar assustada, mas sexo durante a gravidez será muito bom para você e muito bom para o seu bebê.

É importante para os homens, os pais, entenderem que sexo vai muito além da penetração, que é também é um momento de carinho, de cuidado, que a gente ama as preliminares.

Depois que o bebê nasceu, posso ter relações sexuais?

Existe o período chamado de quarentena (40 dias) de repouso, de licença e afastamento das relações sexuais. Deve ser respeitado esse período, falando de penetração. Mas sexo não é só penetração, então você pode sim ter momentos de prazer que não envolvam penetração nesses 40 dias.

A quarentena é o momento que seu corpo precisa, tanto física quanto emocionalmente, para se reestruturar. Então tenha isso em mente para você pegar leve e para você se cuidar. Na verdade, o ideal é que você tenha pessoas que cuidem de você porque você já vai estar cuidando de outro ser humano.

Veja mais vídeos sobre maternidade e infância no nosso canal do Youtube Eu Amo meu Bebê. Cadastre-se, curta e compartilhe nossos vídeos!

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar.

Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes e mamães em diversas categorias.