Sintomas de Gravidez: 5 sinais!

Ginecologia

Sintomas de gravidez: Quais são os sinais mais comuns que você está grávida?

A maioria das mulheres nem percebe que está grávida, a menos que ela já esteja tentando engravidar. Isso porque os sintomas costumam ser muito sutis no início, e podem passar desapercebidos pela mulher; além de correrem o risco de serem confundidos com sintomas de TPM (tensão pré menstrual).

Além da leitura dos sinais abaixo, recomendamos fortemente que a mulher faça algum teste de gravidez para confirmar o resultado. Seja aquele teste simples vendido em farmácia ou a dosagem sanguínea do beta-hCG (exame de sangue feito em laboratório). Não tente os testes caseiros de gravidez; além de não serem confiáveis ou assertivos; podem ainda fazer algum mal para a sua saúde.

Vamos aos 5 sinais mais comuns que costumam aparecer a partir de 15 dias após a fecundação. Por que 15 dias? Porque os primeiros sintomas de gravidez surgem apenas quando o embrião implanta-se no útero, fato que ocorre 10 a 15 dias após o óvulo ter sido fertilizado.

1. Atraso menstrual

Seu ciclo costuma ser regular, ou seja, em média de 28 em 28 dias sua menstruação desce (o famoso "reloginho")?!

Se você respondeu sim, é através do atraso na menstruação que você saberá que está grávida. Se a fecundação acontecer, sem menstruação pelos próximos 9 meses para você! Isso porque seu endométrio estará se preparando para a chegada do futuro bebê, cheio de sangue.

Mas se respondeu não (como muitas mulheres), passe para o próximo sinal!

2. Enjoos e vômitos

Um clássico das novelas! Esse é o sinal que a mulher mais reconhece como de gravidez. Isso porque quando a mulher engravida, ela começa a enjoar facilmente com cheiros ou perfumes mais fortes; e vomitar com comidas que antes não faziam mal. Os enjoos começam a partir de duas semanas após a fecundação (e infelizmente podem durar por até três meses). No começo da gravidez, os enjoos são culpa dos hormônios (que estão à toda no seu corpo durante a gestação). Mais para frente, o bebê é que será responsável por alguns desconfortos já que vai acabar ocupando um espaço que era de outros órgãos, como estômago.

3. Inchaço das mamas

Há muitas mulheres que ficam super felizes com o aumento das mamas, mas a dor que algumas sentem pode ser bem desconfortável. A partir da sexta semana após a fecundação, é possível sentir que os seios ficam inchados e sensíveis. Isso acontece devido à associação de dois hormônios: o estrógeno, produzido pela placenta, e a prolactina, produzida pela hipófise.

4. Vontade de fazer xixi a toda hora

Mulher grávida vai muito ao banheiro não é mesmo?! E não é porque bebe muita água mas por causa da compressão da bexiga pelo útero, que diminui a sua capacidade como reservatório.

5. Cólica, sangramentos e dores de cabeça

É muito comum, no início da gravidez, você achar que muitos dos sintomas são de que você irá ficar menstruada, principalmente por conta da cólica e de um pequeno sangramento (sim, pode acontecer e você estar grávida!). Por conta da implantação do embrião na parede do útero, cólicas e pequenos sangramentos podem acontecer. Mas nem todas as mulheres apresentam esses sintomas no início da gravidez.

Outro sintoma muito comum são as dores de cabeça. Assim como no período pré-menstrual, as alterações hormonais podem causar as dores de cabeça durante a gravidez. Além disso, o relaxamento dos vasos sanguíneos e alterações do fluxo sanguíneo cerebral explicam por que algumas grávidas passam a ter dor de cabeça durante a gestação. A dor de cabeça é um sintoma que costuma surgir já nas primeiras semanas de gravidez.

Enfim, muitas mulheres estão ansiosas por esse momento, outras muito temerosas; mas a verdade é que uma gravidez é um dos momentos mais importantes da vida de uma mulher

Vale lembrar também que os sinais ou sintomas de gravidez não são os mesmos para todas as mulheres. Se ainda com esses 5 sinais, você ficou na dúvida e quer tirar a prova dos 9; procure fazer um teste de farmácia para se certificar. Costumam ser baratos e tem uma grande chance de assertividade dependendo do tempo de gestação.

Confira também outros artigos sobre mamães e bebês:

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar.

Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes em diversas categorias.

Somos um clube de vantagens gratuito para gestantes e mamães economizarem no dia-a-dia. Aqui no blog, compartilhamos dicas e depoimentos que achamos mais legais.