Carnaval com as crianças: dicas para curtir os blocos em família!

Passeio

Carnaval com as crianças: dicas para curtir os blocos em família!

O Carnaval está chegando e os pais se perguntam se bloco de carnaval é um lugar adequado para levar a criançada. Além do aperto e do empurra-empurra, tem o calor, e o medo de perder a criança na multidão. Por isso, o Eu amo meu bebê levantou algumas dicas para ajudar os pais a curtirem o carnaval em segurança com seus filhos.

Como o Carnaval de rua já virou tradição em muitas cidades do país, surgem junto novas opções com perfil familiar ou voltadas especificamente para o público infantil. A primeira dica é prefira sempre os blocos infantis, pesquise quais são esses blocos de rua na sua cidade. Os blocos ou festas de rua com perfil familiar tem uma programação especial e acontecem normalmente durante o dia, na chamada "matinê" ou "bailinho de carnaval".

Outra dica importante é verificar se existe um espaço específico para as crianças, sem acesso ao trânsito local, fechado para os carros. Normalmente, os espaços para as crianças estão sinalizados e costumam ser lugares mais arborizados ou com sombra.

Por conta do calor, não descuide da hidratação das crianças. Ofereça água, água de coco ou sucos; mesmo que a criança recuse no começo, insista! Elas podem não perceber mas com a desidratação vão ficando "molinhas" e com sono. Mães que ainda estão amamentando também devem se hidratar frequentemente.

Sobre o calor, também fique atento às fantasias. Prefira fantasias com tecidos leves e frescos, como algodão, sem excesso de adereços que incomodem. A regra aqui é que a criança esteja com uma roupa confortável (e que ela ache bonita também) e proteja a cabeça dela com um boné ou chapéu.

Fantasias com cordões ou correntes no pescoço são perigosos, o risco é que possam se prender em algum lugar e causar estrangulamento. Também fique longe de fantasias com muitos botões e pequenos ornamentos que podem se soltar e ser engolidos, causando sufocação.

As maquiagens para o rosto dos bebês devem ser atóxicas e hipoalergênicas, e não passe nada que não tenha o selo do Inmetro ou aprovação da Anvisa, principalmente gliters. Aplique protetor solar e repelente nas crianças, e leve o frasco caso queira reaplicar durante a brincadeira.

Confetes de papel são melhores que espumas em spray, estas são altamente inflamáveis. Fique atento também para que a criança não leve nada à boca; como confetes, espumas, serpentinas. Atenção também com os olhos da criança e o contato com esses materiais.

A mãe pode levar na bolsa um lanchinho leve para alimentar os pequenos durante a folia. Nem sempre nos locais das festas existem opções saudáveis disponíveis para comprar. Frutas são uma ótima pedida, especialmente as que contêm bastante água, como melancia, melão, laranja ou tangerina.

Se a música estiver muito alta (caso dos blocos com bateria ou trio elétrico), fique mais afastado das caixas de som ou da percussão. As crianças tem uma sensibilidade maior ao barulho e podem ficar irritadas e com dor de cabeça com o barulho alto.

Se quiser, pode levar também uma canga para que toda a família possa se sentar e descansar de vez em quando. E vale respeitar o limite da criança, a ideia é vocês curtirem a festa juntos. Se notar sinais de sono ou irritação, é hora de ir para casa.

E a principal dica e mais importante é que como esses locais de festa (mesmo bloco infantil) costumam ter muita gente, redobre os cuidados com segurança. Coloque pulseiras de identificação ou crachás com nome da criança, nome dos pais e contato, para que a família possa ser localizada rapidamente em caso de desaparecimento. Em qualquer um dos casos, mantenha supervisão constante.

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar.

Acesse agora e veja os descontos especiais para fantasias de bebês.

Somos um clube de vantagens gratuito para gestantes e mamães economizarem no dia-a-dia. Aqui no blog, compartilhamos dicas e depoimentos que achamos mais legais.