Meu bebê quer mamar o tempo todo. Isso é normal?

Meu bebê quer mamar o tempo todo. Isso é normal?

O aleitamento materno é uma dúvida constante, né mamãe?! No começo, logo que o bebê nasce; o maior medo é se o bebê vai pegar o bico, se a mãe vai ter leite suficiente, etc. Mas depois que essa fase passa, pode surgir uma nova dúvida, também muito comum: quanto é normal de mamar? O bebê parece que mama "demais", será que é comum? Ele sabe quando está satisfeito?

Por essas e outras dúvidas, perguntamos para a pediatra e nutróloga Dra. Denise Lellis, uma dúvida muito comum entre as mães. Se o bebê quiser mamar o tempo todo, isso pode ser considerado normal?

Primeiro, a médica pede que façamos a definição do que é o mamar "o tempo todo". O bebê que fica de hora em hora querendo mamar, isso não pode ser considerado normal, nem o esperado da amamentação. Se for a cada 2 horas, mas o bebe dorme bem à noite, e está ganhando peso, isso até pode ser considerado normal.

Então a primeira avaliação é o ganho de peso do neném. Quem não come bem, não dorme bem. Se ele estiver mamando de uma hora em uma hora (dia e noite), e não estiver ganhando peso; pode ser fome. Se ele estiver mamando  de uma hora em uma hora (dia e noite), e estiver ganhando 50 a 60 gramas por dia; ele pode estar com algum incomodo e está chorando.

Choro pode ser interpretado pela mãe como fome, e ele fica ganhando peso demais e isso vira um ciclo (sendo que não é fome). Tire da cabeça aquela ideia de bebê que só mama a cada 3 horas.

Você já passou por isso? Como resolveu essa situação? Comente aqui embaixo! Participe!

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar.

A Dra. Denise Lellis é pediatra e nutróloga. Pediatra da Liga de Obesidade Infantil do HC-FMUSP, com doutorado em pediatria pela FMUSP. Residência, preceptoria e assistência no HC-FMUSP.