Conteúdos e descontos grátis para os apaixonados por bebês.
TODAS CATEGORIAS
25/02/2019
Como limpar o umbigo do recém-nascido
Pediatria
Mamães, temos novidades!
A partir de hoje, vamos publicar vídeos com as dúvidas mais comuns das mães respondidas pela super pediatra e nutróloga Dra. Denise Lellis. O primeiro trata de uma dúvida muito comum: como limpar o umbigo do bebê. Esperamos que vocês gostem!
Um dos principais medos de pais e mães de primeira viagem são os cuidados na higienização do umbigo de recém nascido. Dá um medo e uma certa aflição, não é?
O umbigo é a cicatriz resultante da queda fisiológica (natural) do cordão umbilical, e costuma manifestar-se como uma depressão na pele.1 Vamos começar explicando o que é o coto umbilical e o porquê da sua higienização.
O cordão umbilical é a ligação entre a mamãe e o bebê dentro da barriga. É através dele que o bebê se alimenta e respira. Quando a criança nasce, o médico obstetra costuma cortar o cordão a uns dois centímetros da barriga do bebê, deixando um pequeno pedaço do cordão ainda ligado ao neném, o chamado coto umbilical. O coto não tem terminações nervosas e por isso não dói quando a mamãe mexer.
Costuma levar de 7 a 15 dias para o coto umbilical se desprender da barriga do bebê, e a higiene dessa área é essencial para agilizar a cicatrização e evitar infecções.
Os cuidados de higiene devem acontecer desde quando o bebê nasce, quando o umbigo cai e alguns dias depois da queda do umbigo também. Após a queda pode ser que apareça um pouquinho de sangue na fralda, continue limpando com o álcool 70% várias vezes ao dia. Já alguns recém-nascidos apresentam um umbigo grosso e gelatinoso, a queda do coto nesses casos pode acontecer em até 25 dias.
A maneira correta de limpar o umbigo do recém nascido é usando álcool 70%; lave bem as mãos antes de iniciar a limpeza do umbigo. É necessário limpar entre a cicatriz umbilical (a parte mais escura) e pele do neném com o cotonete ou um chumaço de algodão. A cicatrização do umbigo será melhor e mais rápida se a mãe fizer a limpeza em todas as trocas de fralda.
Mantenha o coto protegido dentro da fralda do bebê, sem apertar muito ao fechá-la. Com isso, evita-se o atrito dessa região com as roupinhas, que poderia causar uma irritação na área.
No banho, a mamãe pode lavar a região delicadamente com água e sabãoneutro. Lembrando que após o banho do bebê, seque bem a região. Mas não seque com a toalha diretamente, tente utilizar uma gaze para absorver o excesso de água, encostando bem de levinho para não criar atrito na área.
Se após a queda do coto, o umbigo ainda ficar alto, a mãe deve procurar o pediatra pois pode se tratar de uma hérnia umbilical. As hérnias umbilicais podem aparecer em 1 em cada 5 bebês e em geral, somem sozinhas. Mas nunca tente "arrumar" o umbigo do bebê, tentando "deixá-lo para dentro". Isso pode ser perigoso.
Por favor, comentem e compartilhem. Só assim poderemos conhecer vocês cada vez mais!
Veja mais vídeos sobre maternidade e infância no nosso canal do Youtube Eu Amo meu Bebê. Cadastre-se, curta e compartilhe nossos vídeos!
----------------------------------------------------------------------------------
Confira também outros artigos sobre bebês:
----------------------------------------------------------------------------------
O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar.
Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes e mamães em diversas categorias.
A Dra. Denise Lellis é pediatra e nutróloga. Pediatra da Liga de Obesidade Infantil do HC-FMUSP, com doutorado em pediatria pela FMUSP. Residência, preceptoria e assistência no HC-FMUSP.
Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?
O eu amo meu bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos em promoções e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. Acesse agora e veja os descontos especiais para gestantes e mamães na lista do chá de bebê.