Como usar o sling?

Passeio

Como usar o sling? Qual a forma mais fácil de amarração?

Todo pai, toda mãe quer manter seu bebê pertinho, juntinho dele(a); principalmente quando precisa sair de casa para resolver a vida e tem que carregar o bebê junto, mas sem correr o risco de esquecê-lo em algum lugar. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o uso do sling é confortável para os bebês, mas só é recomendado a partir de 1 mês de vida. Eles não recomendam usar o sling com recém nascidos.

O que é o sling?

Sling é denominação para todo carregador de bebê, não estruturado, que permite formar uma espécie de saco ou rede, onde se carrega o bebê próximo ao corpo da mãe. Em geral, denomina-se sling a forma de amarração com tecidos que, diferente dos carregadores tradicionais, respeita a estrutura física do bebê e posiciona ele de uma maneira mais ergonômica.

E qual a diferença do sling para o canguru?

O canguru funciona como uma mochila; uma peça única que o pai ou mãe veste e pode colocar a criança tanto nas costas quanto na frente, com as pernas soltas. Já o sling é basicamente um pedaço de tecido que pode ser amarrado de muitas maneiras diferentes.

Sling   X     Canguru

Confira o passo-a-passo da forma mais fácil de amarração do sling:

A Milena Cesari, do site Embala eu Mamãe ensina a forma mais fácil de amarração do colo de pano sling, o wrap sling.

Primeiro, comece com a etiqueta (que marca o centro do tecido) na altura do peito. Cruze as pontas por trás, nas costas, passando por trás dos braços e depois por cima dos ombros.

Tente deixar as faixas o mais esticadas possível para que elas possam se corresponder quando for feito o ajuste. Abra espaço na frente, para entrar o seu bebê.  Puxe a borda superior até a altura da orelha do bebê. O restante do tecido coloque entre a mãe e a criança, sempre deixando os pezinhos dele de fora e ele com o assento "basculado" (ou seja bem encaixado).

A faixa que está por baixo (a primeira que você passou), puxe para trás e para baixo. Repita do outro lado. As faixas se cruzam abaixo do bumbum bebê, finalizando com um nó duplo nas costas da mãe.

Alguns cuidados que você deve ter em mente para o uso do sling:

1 – O sling deve estar bem ajustado;

2 – Deixe o rosto de bebê visível, de forma que você consiga vê-lo;

3 – O ideal é que a cabeça do bebê fique na altura do alcance de um beijo. Se a criança fica muito para baixo, acaba prejudicando a coluna de quem está carregando.

Outra dúvida que as mães tem é se existe um limite de idade ou de peso para o uso do sling. Não existe, mesmo do wrap sling. A regra é que se você ainda carrega ele no colo, você ainda pode usar o sling. Em geral, os pais conseguem carregar os pequenos no colo até fazerem os 3 anos ou até o peso do bebê alcançar uns 20 kilos.

Confira nosso novo vídeo sobre os slings para bebês.

Confira também outros artigos sobre bebês:

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para  gestantes mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar.

Acesse agora e confira todos os descontos especiais que temos para gestantes e mamães comprarem panos para o sling ou cangurus

Blogueira, Milena é fã do sling e autora do Blog Embala eu, mamãe! Tudo sobre carregar com afeto no pano.