Pré-Natal - O Que é e Como Fazer Adequadamente?

Ginecologia

Pré-Natal - O Que é e Como Fazer Adequadamente?

A função básica do Pré-Natal é promover uma gestação tranquila para a mãe e o nascimento de um bebê saudável.

O momento ideal de iniciar o Pré-Natal é quando o casal decide engravidar, lembrando que muito antes disso a mulher já deve ter o hábito de visitar o ginecologista (pelo menos uma vez por ano) para manter seu aparelho reprodutivo livre de qualquer doença que possa comprometer sua fertilidade.

A escolha do médico obstetra que acompanhará todo o período gestacional, parto e pós-parto é uma etapa decisiva para o sucesso da gestação. Deve haver uma forte empatia entre o casal e o médico, sendo que este deve estar disposto a esclarecer todas as dúvidas da paciente e de seu companheiro, por mais simples que possam parecer. Isso torna o período mais tranquilo e a gestante mais confiante.

O casal deve procurar conhecer toda a equipe médica durante o período gestacional; também é interessante conhecer o médico substituto caso o obstetra não esteja disponível por motivo de viagem, doença, etc.

Diversos exames são feitos neste período: sorologias para as principais infecções que podem ser transmitidas ao feto (HIV, sífilis, hepatites B e C, rubéola, toxoplasmose, citomegalovírus), hemograma completo, tipagem sangüínea, exame de urina e fezes.

Em relação às ultrassonografias, devemos solicitar pelo menos quatro exames na gestação, sendo o primeiro em torno de seis a sete semanas para confirmação da evolução do embrião, o segundo com 12 a 13 semanas para avaliar alguns parâmetros  como a translucência nucal, osso nasal, entre outros para afastar marcadores de doenças cromossômicas como Síndrome de Down; o terceiro com 20 a 22 semanas para avaliar a morfologia completa do feto e o quarto nos últimos meses para avaliar o crescimento fetal, o líquido amniótico e a placenta. De acordo com a gravidade do quadro ou necessidade do obstetra para melhor acompanhar a evolução da gestação, mais exames ultrassonográficos podem ser solicitados.

A discussão sobre os tipos de parto também tem espaço neste período e será abordada no tópico específico.

Formada pela Faculdade de Medicina da USP em 1998, especialização em Endometriose no Hospital das Clínicas da FMUSP, Pós-Graduação Latu Sensu em Sexualidade Humana pela FMUSP de 2006 a 2008. CRM: 93879/SP.