Conteúdos e descontos grátis para os apaixonados por bebês.
TODAS CATEGORIAS
25/02/2019
Hérnia umbilical no bebê: como reconhecer e tratar?
Pediatria
Geralmente, aparece perto do umbigo (hérnia umbilical) ou da virilha (hérnia inguinal) quando um órgão ou tecido está fora do lugar. A cirurgiã pediátrica Dra. Carla Mattar responde nossas dúvidas sobre causas, sintomas e tratamento da hérnia umbilical.
A hérnia umbilical é causada por uma falha no fechamento da musculatura da parede abdominal, que vai gerar uma comunicação da cavidade abdominal com a região umbilical, permitindo a passagem de estruturas.
A hérnia umbilical é assintomática, ou seja sem sintomas. As mamães que ficam desesperadas quando vêem o umbigo estufado ou elevado, parecendo que vai "estourar", podem ficar tranquilas; isso não vai acontecer.
Muito raramente a hérnia causa dor no bebê. O uso de botões, faixas e moedas, não devem ser utilizados. Além de não fechar a hérnia, eles ainda podem atrapalhar!
Como a hérnia não causa nenhum sintoma, não tem necessidade de restringir nenhuma atividade da criança.
O tratamento da hérnia umbilical varia de acordo com o tamanho da hérnia. As crianças que tem a hérnia grande e volumosa, com anel herniário de mais ou menos 2 centímetros, imagina-se que essa hérnia não irá fechar sozinha.
Mas os médicos pedem que se aguarde em média até a criança completar 3 anos de idade, porque pode ocorrer o fechamento espontâneo; o que vai descartar a necessidade da realização de uma cirurgia.
A cirurgia fica reservada para as hérnias maiores e também por questão estética, para ficar com aspecto melhor.
O diagnótico é feito visualmente, é o umbigo que fica estufado. Em geral, as crianças que tem umbiguinho estufado, tem hérnia umbilical. O diagnóstico é feito somente com exame físico, raramente tem a necessidade de fazer um exame de imagem para comprovar esse diagnóstico.
Normalmente a cirurgia de hérnia umbilical é uma cirurgia simples, elas operam e tem alta no mesmo dia e a recuperação é tranquila. A criança fica afastada das atividades escolares de 7 a 10 dias, e das atividades físicas por um período maior, de 1 mês.
Veja mais vídeos sobre maternidade e infância no nosso canal do Youtube Eu Amo meu Bebê. Cadastre-se, curta e compartilhe nossos vídeos!
----------------------------------------------------------------------------------
Confira também outros artigos sobre bebês:
----------------------------------------------------------------------------------
Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?
O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar.
Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes e mamães em diversas categorias.
Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos. Fez residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Municipal do Campo Limpo, e especialização em Cirurgia Pediátrica no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus.
Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?
O eu amo meu bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos em promoções e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. Acesse agora e veja os descontos especiais para gestantes e mamães na lista do chá de bebê.