Quais os desafios de ser mãe e empreendedora?

Cultura

Existe uma tendência mundial de que as mulheres, ao se tornarem mães, buscarem o empreendedorismo. Mas é possível conciliar as duas coisas?

Existe uma estatística que mostra que a cada 10 mulheres, 7 delas começam a empreender após a maternidade. Após o nascimento da criança, as mulheres buscam fortemente algo que tenha relação com legado e propósito.

Existem dois motivos básicos que fazem a mulher empreender após a maternidade: tirar da gaveta um sonho antigo e o outro é a flexibilidade de horários.

A Dani Junco, da B2Mamy, buscou essa resposta e achou no mercado uma resposta quase imediata de outras mulheres que tinham ideias sensacionais e também queriam empreender.

Quais são os principais desafios da maternidade empreendedora?

Existem algumas dificuldades que não te contam, e que você precisa enfrentar. A primeira é acreditar que empreender vai ser mais fácil ou com mais tempo para ficar com o seu filho do que quando você trabalha no mundo corporativo. Esse é um mito.

A segunda é saber pedir ajuda. Muitas mulheres hoje acreditam que precisam ser "super mulheres" e precisam dar conta de tudo. Mas não é verdade. Organize na sua vida uma rede de apoio, quer seja com a família, com funcionários ou em lugares que seja possível levar seu bebê no momento que você precisa estar empreendendo.

E mais importante, as mães esquecem que para equilibrar as duas vidas, de mãe e empreendedora, é preciso contar com pessoas.

Como ser uma mamãe bem sucedida começando um negócio?

Existem algumas crenças que precisamos desmitificar. A primeira delas é que as empreendedoras, em geral, acreditam que ser pequeno é ser amador. Começar agora é começar direito, precificando, estudando direito, sabendo o público alvo direito, o que você quer fazer e pesquisando bastante.

A segunda coisa é entender se você quer empreender mesmo, ou se o que você busca é apenas não voltar ao mercado de trabalho. Pois são coisas completamente diferentes e uma não pode determinar a outra.

Confira nosso novo vídeo sobre os desafios de ser mãe e empreendedora.

Confira também outros artigos sobre maternidade:

O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar.

Mãe do Lucas e fundadora da aceleradora B2Mamy, que inspira novos horizontes e mantém a rede engajada.