O nascimento dos dentes no bebê e na criança

Os dentes do bebê e da criança: tudo o que você precisa saber!

Os dentes costumam aparecer a partir dos 6 meses de idade nas crianças e cuidar bem deles desde o início é fundamental. Assim a criança irá crescer com dentes mais fortes e saudáveis.

Os primeiros dentes

Enquanto o bebê não tem nenhum dente, as bactérias que causam a cárie são engolidas, sem danos à saúde bucal. Os primeiros dentinhos que começam a nascer são os da frente e no maxilar de baixo. Enquanto o bebê tiver apenas esses dentes da frente (incisivos superiores e inferiores), os pais podem limpar apenas com uma fralda de algodão umedecida com água filtrada. Mas assim que nascerem os primeiros molares (aqueles maiores que ficam no fundo), que costuma acontecer por volta dos 14 meses, fica obrigatório a limpeza com uma escova de dentes.

É importante que os pais comecem a higiene bucal completa (com escova e pasta de dentes), assim que nascem os molares; porque esses dentes têm sulcos, que se não forem devidamente limpos, podem causar deformação ou manchas nos dentes permanentes. E prevenir é sempre melhor do que remediar.

Limpeza diária

O recomendado pelos dentistas é que os pais usem uma escova pequena, macia e adequada para a idade (normalmente a embalagem traz a indicação etária). A pasta de dente pode conter flúor, e deve ser usada em uma quantidade bem pequena na escova.

Assim como nos adultos, os pais devem fazer no mínimo três escovações diárias nos filhos, sempre após as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar). Além disso, recomenda-se também que a escova de dente seja trocada pelo menos a cada três meses.

Reações ao nascimento dos dentes

Nessa fase, na erupção dos dentes, seu bebê pode mostrar um desconforto. Não há comprovação científica de que o nascimento dos dentes cause febre, diarreia ou faça o bebê babar. Mas a coceira na gengiva, causada pelo dente que se aproxima, pode ser amenizada com mordedores, especialmente os que vão na geladeira, porque a temperatura baixa diminui a circulação sanguínea na região. Friccionar levemente a gengiva com gaze molhada no soro fisiológico gelado, também ajuda; para aliviar o incômodo.

Dentição completa e os dentes permanentes

Em média, entre os 2 anos e meio até 3 anos, todos os dentes de leite já terão nascido. Serão vinte dentes ao total, dez superiores e mais dez inferiores.

Já os dentes permanentes vão aparecer por volta dos 5 ou 6 anos de idade, com a queda dos dentes de leite. Os primeiros a cair são os de baixo, da frente. Os dentes costumam amolecer até que caem sozinhos ou fiquem bem "molinhos”, bastando um puxãozinho para sair.

Em alguns casos raros, quando ele fica mole por muito tempo e não quer saber de cair, pode ser necessária a ajuda de um odontopediatra. A troca completa dura até os 12 anos, nesse momento a criança deve ter 28 dentes.

Visita ao dentista

Você pode levar seu filho ao odontopediatra quando começarem a nascer os primeiros dentinhos. Assim ele poderá orientar melhor quanto à limpeza da boca.

Uma alimentação bem balanceada também é importante quanto o assunto é saúde bucal. Criança que consome muita balas, doces e refrigerante; com certeza precisará de um cuidado mais próximo dos pais e do profissinal da saúde, com escovações mais frequentes. Já uma criança com boa escovação e sem cáries, uma visita anual ao dentista será suficiente.

Confira outros artigos sobre bebê:

Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar.

Acesse agora e veja desconto especial em fraldas em diversas lojas.