Conteúdos e descontos grátis para os apaixonados por bebês.

Entre ou

Conteúdos e descontos grátis para os apaixonados por bebês.

Sobre nós | Siga-nos:

TODAS CATEGORIAS

25/02/2019

Precisamos falar a verdade sobre o puerpério.

Psicologia

Precisamos falar a verdade sobre o puerpério.

Para começar cabe esclarecer: o que é o puerpério?
 
Puerpério é o período que tem início após o parto, dura aproximadamente três meses e é marcado por importantes alterações físicas, hormonais, psíquicas e sociais, que tiveram início na gestação. É nesse período que o organismo da mulher vai voltando, aos poucos, para o estado anterior a gestação. Trata-se de um momento de maior fragilidade emocional para a mulher, na medida em que serão vivenciadas diversas novas exigências com a chegada do bebê.
 
Mas que exigências são essas? Os cuidados diários e ininterruptos com o bebê, as diversas trocas de fraldas ao longo do dia, a privação do sono, o cansaço que acompanha a nova rotina, as dúvidas iniciais para compreender porque o bebê está chorando, as dificuldades com a amamentação, como as dores quando o bebê mama, as rachaduras no seio, os problemas que pode-se ter até o bebê (e a mãe) adaptar-se a “pega”, as alterações no corpo da mulher, a readaptação desse novo momento com o companheiro, a impossibilidade de estar presente nos eventos sociais, o afastamento do mercado de trabalho...
 
Enfim, são muitas mudanças na vida da mulher. Essa experiência pode não corresponder a expectativa que se tinha na gestação ou ainda quando a mulher sonhava em ser mãe. Por isso, pode ser um momento em que a expectativa e a realidade entram em conflito, fazendo com que o puerpério possa ser vivenciado de forma ambivalente e intensa.
 
Quer um exemplo disso? Você já reparou como a mídia retrata o puerpério das celebridades? Já viu por aí notícias de mulheres famosas que recém ganharam seus filhos, mas já estão ostentando um corpo perfeito, com uma barriga negativa? É lamentável que seja esse o tipo de notícia que tem maior repercussão nos meios de comunicação, pois essa não é a realidade que corresponde a maioria das mulheres.
 
Na verdade, o que acontece em casa é bem diferente das fotos de revistas e relatos que se ouve na televisão. O padrão estipulado pela sociedade da maternidade perfeita, onde a mulher nasceu para isso e não tem dificuldades, só culpabiliza a mulher e dificulta a adaptação dela a esse novo momento de vida. A maternidade não é instintiva, natural e fácil para a todas as mulheres.
 
É no puerpério que a mulher se adapta a nova função de ser mãe e muitas tem dificuldades e precisam de ajuda nesse momento. Cada mulher vai passar pelo puerpério da sua forma, cada uma no tempo. E para além das mudanças físicas, cabe ficar atento as modificações psíquicas e comportamentais que ocorrem com a mulher nesse período, dentre elas o baby blues e a depressão pós-parto (Para saber mais leia meu texto “Baby Blues X Depressão pós-parto: Aprenda a diferença).
 
Por todas essas questões, o apoio familiar e um acompanhamento psicológico são importantes para atravessar essa fase da melhor forma possível. Então, não se assuste, mas se informe e prepare-se para o seu puerpério.
 
Se tiver dificuldades, procure ajuda de uma psicóloga.
 
Baixe o App do Baby Check-in e saiba mais:
http://onelink.to/ydy7cb  
 
 

Outros artigos sobre bebês:

Veja aqui as brincadeiras para fazer no chá de bebê.

Veja aqui 5 ideias para o convite do chá de bebê.

Veja aqui lembrancinhas criativas para o chá de bebê.

Confira o artigo sobre chá de revelação do sexo do bebê.

 

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?
Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. 

Acesse agora e veja os descontos especiais para gestantes e mamães em diversas categorias.

Psicóloga (CRP 07/18079), graduada pela PUCRS. É especialista em Saúde da Criança e do Adolescente (RIMS/HCPA) e especialista em Psicologia Hospitalar (HMV e HCPA).

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O eu amo meu bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos em promoções e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. Acesse agora e veja os descontos especiais para gestantes e mamães na lista do chá de bebê.