Conteúdos e descontos grátis para os apaixonados por bebês.

Entre ou

Conteúdos e descontos grátis para os apaixonados por bebês.

Sobre nós | Siga-nos:

TODAS CATEGORIAS

25/02/2019

A importância da rotina para o desenvolvimento infantil

Psicologia

A importância da rotina para o desenvolvimento infantil

Você já parou para pensar que uma criança precisa de rotina? Ainda não? Pois então eu te proponho essa reflexão. Muitas vezes nós adultos sentimos uma necessidade de quebrar a rotina, variar o nosso dia a dia e fazer alguma coisa diferente, pois estamos cansados do cotidiano, não é mesmo? Mas, com as crianças deve-se ter uma maior cautela ao pensar em mudanças na rotina. E por quê? Porque a presença de rotina é um fator crucial para o desenvolvimento infantil.

Uma criança precisa de constância e previsibilidade e cabe aos pais garantir que elas tenham um ambiente organizado. Mas como isso pode ser feito? Bom, é interessante que o dia a dia da criança tenha certa organização, por exemplo, com horário estipulado para dormir, para fazer as refeições, para brincar e para se dedicar aos estudos. Essa rotina é importante porque vai gerar segurança para a criança.

Uma rotina mais estruturada é crucial principalmente para os bebês, já que estes ainda não possuem maturidade neurológica e psicológica para suportar grandes inconstâncias em suas rotinas. Por isso, mudanças externas podem gerar instabilidade, confusão, desorganização e podem ser tornar um conflito para os pequenos.

A rotina vai auxiliar também no desenvolvimento da confiança e da perseverança, aspectos importantes para adquirir futuramente autonomia. Gradualmente a rotina poderá ser flexibilizada pelos pais para ajudar a criança a entender as mudanças decorrentes do seu próprio crescimento. Depois, ao longo do desenvolvimento, o adolescente vai aprendendo quando e quanto pode, em alguns momentos, modificar aquilo que lhe foi ensinado pelos seus pais e outros cuidadores.

Vale lembrar que uma rotina adequada vem acompanhada de afeto e flexibilidade e que não é necessário usar o rigor em detrimento das vivências espontâneas na família. Cabe cuidar para não introduzir, desde muito cedo, o costume de uma vida atribulada, com muitos compromissos e pouco tempo para os momentos de interações familiares. Por isso, a rotina deve ser entendida como uma referência, e não como uma regra extremamente rígida e imutável. A ideia é que cada família possa encontrar uma medida que combina com seu perfil.

Se você tiver alguma duvida sobre como esse tema está sendo tratado na sua casa, procure por um psicólogo.

Baixe o App do Baby Check-in e saiba mais:

http://onelink.to/ydy7cb


Psicóloga (CRP 07/18079), graduada pela PUCRS. É especialista em Saúde da Criança e do Adolescente (RIMS/HCPA) e especialista em Psicologia Hospitalar (HMV e HCPA).

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O eu amo meu bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos em promoções e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. Acesse agora e veja os descontos especiais para gestantes e mamães na lista do chá de bebê.