Conteúdos e descontos grátis para os apaixonados por bebês.
TODAS CATEGORIAS
25/02/2019
O que é parto humanizado?
Ginecologia
Hoje em dia, há muita polêmica sobre o que é um parto humanizado, por isso perguntamos à ginecologista e obstetra, Dra. Flávia Fairbanks, sobre o conceito de parto humanizado.
Segundo o Ministério da Saúde, a humanização do parto se baseia em 2 aspectos importantes. Resumidamente, o primeiro é do dever das unidades de saúde de receber com dignidade a mulher, seus familiares e o recém nascido. O segundo se refere à adoção de medidas e procedimentos sabidamente benéficos para o acompanhamento do parto e do nascimento, evitando práticas intervencionistas desnecessárias, que embora tradicionalmente realizadas não beneficiam a mulher nem o recém nascido.
Mas vamos começar primeiro definindo o que seria um parto humanizado: existe um consenso que define parto humanizado como aquele que as decisões da gestante são levadas em consideração do que em um parto convencional. Ou seja, a humanização do parto é um processo.
Mas o que isso significa? Significa realizar um mínimo de intervenções médicas e apenas as autorizadas pela gestante, sempre levando em consideração a segurança e saúde da mãe e do bebê.
Ou seja, em suma, o parto humanizado é aquele que respeita integralmente a condição da mãe e a condição do bebê; seja feito na água, na maternidade ou no centro cirúrgico.
Parto humanizado não é igual à parto vaginal, não é igual a parto natural; e principalmente não é igual a parto à qualquer preço. Parto humanizado é aquele assistido por uma boa equipe médica em um ambiente saudável para chegada do recém nascido.
Até o parto de cesária pode ser mais humanizado! Cesária não chega a ser um parto verdadeiramente humanizado porque trata-se de uma cirurgia de médio porte; porém algumas medidas pode deixá-lo mais humano. Por exemplo, deixar que o companheiro fique na sala de parto, deixá-lo cortar o cordão umbilical e levar o filho para mamar tão logo nasça; essas são atitudes que transformam a experiência do parto.
Para a gestante que quiser passar pelas emoções e desconfortos durante o trabalho de parto, a futura mamãe terá que primeiro fazer um bom pré-natal para saber se a sua saúde e a do bebê permitem que se realize um parto sem intervenções, em segurança. Depois, procurar um obstetra que seja adepto da filosofia do parto humanizado e possa conduzir o seu.
O mais importante, gestante, é que o seu parto deve ser da forma como você quer (e sua saúde permite).
Confira nosso novo vídeo sobre parto humanizado.
Veja mais vídeos sobre maternidade e infância no nosso canal do Youtube Eu Amo meu Bebê. Cadastre-se, curta e compartilhe nossos vídeos!
----------------------------------------------------------------------------------
Confira também outros artigos sobre gestação e preparativos para a chegada do bebê:
----------------------------------------------------------------------------------
O Eu Amo Meu Bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos e promoções exclusivas de diversas empresas em produtos e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar.
Acesse agora e veja desconto especial para as gestantes em diversas categorias.
Formada pela Faculdade de Medicina da USP em 1998, especialização em Endometriose no Hospital das Clínicas da FMUSP, Pós-Graduação Latu Sensu em Sexualidade Humana pela FMUSP de 2006 a 2008. CRM: 93879/SP.
Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?
O eu amo meu bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos em promoções e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. Acesse agora e veja os descontos especiais para gestantes e mamães na lista do chá de bebê.