Conteúdos e descontos grátis para os apaixonados por bebês.

Entre ou

Conteúdos e descontos grátis para os apaixonados por bebês.

Sobre nós | Siga-nos:

TODAS CATEGORIAS

25/02/2019

Porque você não deve deixar o bebê chorando

Psicologia

 

Porque você não deve deixar o bebê chorando

Atualmente existe uma grande literatura com métodos e técnicas para fazer o bebê dormir. Muitas delas orientam a deixar o bebê chorando até dormir. A ideia do bebê dormir a noite toda parece atrativa e fascinante para os pais. Encontrar uma técnica que ensina como fazer isso acontecer parece ser a solução dos problemas. Afinal, os pais costumam ficar exaustos da rotina diária de fazer o bebê dormir, de acordar de madrugada ouvindo o choro do bebê, de ter que levantar para amamentar, trocar fralda, atender, cuidar, etc...

Contudo, métodos que estimulam, por exemplo, que as crianças fiquem sozinhas no quarto chorando e que sejam ignoradas pelos pais por horas para que aprendam a dormir, deixam de lado importantes questões.
 
Essas técnicas não levam em consideração que estamos lidando com alguém que ainda não tem maturidade neurológica para aprender a dormir sozinho. Além disso, deixar os bebês chorando por tanto tempo até que aprendam a dormir a noite inteira prejudica o desenvolvimento psíquico.

Pode acontecer sim de o bebê parar de chorar e pegar no sono a partir dessas técnicas, mas é importante esclarecer que o bebê dorme porque está exausto e não porque aprendeu que precisa dormir. O bebê acaba pegando no sono porque desiste de chamar e não ser atendido. E isso é extremamente prejudicial, porque o bebê precisa ser acolhido e atendido frente às suas necessidades, já que nesse momento tão inicial do desenvolvimento ele ainda é dependente e precisa de alguém para cuidar dele.

O bebê precisa se sentir seguro, precisa do vínculo dos pais, precisa da presença e do cuidado de alguém para se acalmar. Chorar e não ser atendido gera angústia e desamparo para o bebê. E essas sensações vão deixar importantes marcas que vão afetar o desenvolvimento emocional do bebê. Vale lembrar que o choro é uma forma de comunicação do bebê, pelo qual ele expressa seus desconfortos e angústias.

Então, ao invés de recomendar técnicas para fazer o bebê dormir, é importante que o profissional que recebe a queixa dos pais quanto ao sono e choro do bebê, possa acolher a angústia deles e auxiliá-los a identificar o que está acontecendo em casa que possa estar interferindo no sono do seu filho.
 
Diante de dificuldades relacionadas ao sono e choro do bebê, procure uma psicóloga especialista no atendimento pais-bebês para auxiliá-lo.

 

Baixe o App do Baby Check-in e saiba mais:

http://onelink.to/ydy7cb

 

Somos um clube de vantagens gratuito para gestantes e mamães economizarem no dia-a-dia. Aqui no blog, compartilhamos dicas e depoimentos que achamos mais legais.

Você já conhece o Clube Gratuito Eu Amo Meu Bebê?

O eu amo meu bebê é o primeiro clube de vantagens voltado para gestantes e mães recentes que reúne descontos em promoções e serviços para o período de gestação e para bebês, além de trazer conteúdos sobre maternidade, gestação, saúde e bem-estar. Acesse agora e veja os descontos especiais para gestantes e mamães na lista do chá de bebê.