Alimentação X Enjoos na gravidez

Nutrição

Alimentação X Enjoos na gravidez

A ocorrência de náuseas e vômitos é comum na gravidez, especialmente durante os três primeiros meses (primeiro trimestre). Acredita-se que a causa dos enjoos seja devido ao aumento brusco de hormônios nesse período, sendo geralmente leves e desaparecendo naturalmente após a primeira metade da gestação.

É importante saber que os enjoos não têm nenhuma relação com a saúde do bebê e que, em muitos casos, apenas indicam que se deve evitar determinados alimentos. Porém, quando as náuseas e os vômitos são severos, levando à perda de peso e líquidos, um médico deve ser procurado imediatamente.

Abaixo estão algumas dicas para a gestante se sentir melhor quando está nessa fase:

• Repousar sempre que puder.

• Evitar entrar em contato com odores (perfumes, desinfetantes) que causem irritação ou mal-estar.

• Fazer 5 a 7 refeições por dia, ao invés de 3 refeições grandes.

• Comer de 3 em 3 horas, na maioria das vezes, diminui os enjoos. Isso porque, com esse intervalo, conseguimos comer menores quantidades de alimentos por refeição, facilitando o esvaziamento gástrico.

• Ingerir alimentos mais secos, especialmente quando estiver enjoada.

• Comer uma bolacha de água e sal pela manhã antes mesmo de se levantar da cama.

• Evitar alimentos apimentados, condimentados ou muito gordurosos.

• Estar sempre bem hidratada, especialmente quando houver vômito. Porém, é importante ingerir os líquidos quando o enjoo tiver diminuído (a sua ingestão pode aumentá-lo) e ingerir sempre em pequenos volumes. As bebidas geladas são mais bem toleradas.

• Mascar gengibre ou ingerir chá de gengibre também ajuda a diminuir os enjoos (porém, não se deve ultrapassar 4g de gengibre por dia).

• Práticas populares (chupar gelo, tomar chá de hortelã, chupar limão, consumir picolé de frutas) podem funcionar para algumas gestantes e eu acredito que valha a pena testá-las!

Além disso, abaixo estão algumas dicas para melhorar o processo de digestão (que fica mais lento durante a gravidez) e é uma das maiores causas de enjoos:

• Usar roupas confortáveis e larguinhas, evitando as que apertem a região da barriga.

• Alimentar-se várias vezes por dia, não comer correndo e mastigar bem os alimentos.

• Não deitar após comer (por pelo menos uma hora).

Atenção: procure ingerir os alimentos nutritivos nos períodos em que não estiver enjoada, para que tenha o suporte de nutrientes necessários e requeridos durante esse período da gestação.

Baixe o App do Baby Check-in e saiba mais:

Nutricionista formada pela PUCRS. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina da UFRGS: Ciências Médicas. Pós-graduada em Nutrição Materno-Infantil pelo IEP-HMV. nutricionista.betina@gmail.com