Dicas de Viagem com bebês maiores

Passeio

Dicas de Viagem com bebês maiores

A partir dos 8 meses, o bebê já demonstra estar acostumado aos lugares e às pessoas que conhece. Uma viagem pode abalar essa sensação de segurança, especialmente quando inclui parentes loucos para pegá-lo no colo e apertar suas bochechas.

É normal que o bebê fique irritado e mal-humorado quando o mundo inteiro à volta de repente muda. Leia abaixo algumas dicas para amenizar o desconforto do seu filho e para que a família toda possa aproveitar a viagem.

Saúde e segurança

Quando chegar ao lugar onde estarão hospedados, faça uma verificação geral em busca de perigos para o bebê. Ele vai querer explorar todos os cantos do novo ambiente. Veja se há escadas, janelas desprotegidas, móveis leves que possam tombar se ele se apoiar, produtos perigosos ao alcance. Procure minimizar os perigos. Não vai dar para resolver tudo, portanto a solução é vocês ficarem mais atentos que o normal para eventuais riscos, principalmente se estiverem perto de piscinas. Uma boa dica é os adultos sempre comunicarem um para o outro quem está olhando a criança. Isso evita aquela situação: "Ué, achei que você estava tomando conta!" "E eu achei que ele estava com você!"

> Não se esqueça de pôr na mala tudo o que seu filho iria precisar se estivesse em casa.

> Leve chapéus, filtro solar e repelente para mosquito.

> No carro, proteja as janelas com cortinas especiais ou com uma fralda de pano, para evitar que o sol bata direto no bebê.

> Confira nosso artigo sobre a farmacinha doméstica para saber que remédios e materiais levar. Mesmo que você esteja numa cidade com fácil acesso à farmácia, é bom ter os medicamentos básicos à mão para não ter de sair no meio da madrugada em caso de imprevistos.

> O bebê tem que viajar numa cadeirinha de carro adequada para o peso dele. Resista à tentação de pegá-lo no colo no meio da viagem. Ele estará muito mais seguro e protegido amarradinho na poltrona ou no bebê-conforto. Siga as instruções do manual e mantenha o cinto de segurança bem justo.

> Em viagens de avião, o bebê pode ir no colo ou numa cadeirinha de carro presa ao assento da aeronave. Há tarifas diferentes para cada modalidade. Informe-se na companhia aérea para saber qual é a melhor opção.

Alimentação e conforto

Se você não estiver amamentando, lembre-se de levar a fórmula em pó e a água fervida e resfriada para o trajeto da viagem. Na hora de dar de mamar, é só preparar e chacoalhar. Não leve a fórmula já preparada, porque ela pode se deteriorar. Leve também um lanchinho, como bolacha ou comida de potinho, para o caso de imprevistos. Informe-se sobre o lugar para onde está indo. É provável que lá haja supermercados onde você possa comprar mais fórmula, além de fraldas e comida de potinho, para não ficar carregando peso na viagem. Não se esqueça de levar algumas colheres e babadores. Sacos plásticos também são imprescindíveis na bagagem de mão, para guardar roupas babadas, fraldas sujas, maiôs molhados etc.

Invente jeitos de divertir seu filho

Coloque alguns dos brinquedos favoritos do seu filho numa sacola, e acrescente um ou dois novos. Não precisa ser nada muito incrementado: brinquedos que toquem música e acendam luzes fazem muito sucesso, além de livrinhos, blocos de montar, brinquedos de encaixar... Selecione pelo tamanho: os menores serão mais fáceis de carregar. Não mostre tudo de uma vez. Só apele para o brinquedo quando a criança parecer irritada ou sem paciência.

Equipamentos

Carrinhos leves tipo guarda-chuva são ótimos, porque ocupam pouco espaço no porta-malas do carro e podem ser usados até nos transportes públicos. Se o seu carrinho for mais volumoso, considere a possibilidade de pedir um tipo guarda-chuva emprestado ou até comprar um, dependendo da duração da viagem. Esses modelos costumam ser mais baratos, e podem ser usados depois em passeios mais curtos.

Se você tiver espaço no carro, ou preferir levar o carrinho que já tem em casa, vá em frente. Pelo menos vai ter espaço extra para carregar bolsas e sacolas, e seu filho vai ficar confortável para tirar boas sonecas entre um passeio e outro.

No avião, é possível ir até a porta da aeronave com o carrinho e despachá-lo ali mesmo. Na saída, ele estará prontinho esperando vocês. Informe-se na companhia aérea.

Nessa idade, carregadores de bebê tipo canguru ou sling podem ficar pesados para quem não tem prática. Se você e seu parceiro já estão acostumados a usá-los, eles serão uma ótima opção na viagem. Outra alternativa são os carregadores tipo mochila, que têm uma armação que permite que o bebê fique nas costas de quem o leva, bem alto, apreciando a paisagem. Apesar de não serem muito comuns aqui no Brasil, podem ser uma boa alternativa para quem gosta de caminhadas.

Se não houver berço para o bebê dormir, um berço portátil pode valer o investimento. Esse tipo de equipamento é bem durável e pode ser usado desde o nascimento até cerca de 2 anos. Também serve de "chiqueirinho" para a criança brincar. Depois ele pode ir para a casa dos avós, por exemplo.

Baixe o App do Baby Check-in e saiba mais:

Fonte imagem: Pinterest

O Baby Check-in é um aplicativo que conecta pais de primeira viagem aos mais experientes para o compartilhamento de dicas e avaliações de locais que recebam adequadamente toda família.